EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DE GOIÁS: A PRÉ-ESCOLA PARA CRIANÇAS RESIDENTES NA ÁREA RURAL
EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DE GOIÁS:
A PRÉ-ESCOLA PARA CRIANÇAS RESIDENTES NA ÁREA RURAL
ESTER ALVES LOPES MENDES
Resumo
A presente pesquisa, intitulada Educação Infantil do Campo no município de Bela Vista de
Goiás: a pré-escola para crianças residentes na área rural, vinculada à linha de pesquisa
Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo do Programa de Pós-graduação
da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), compõe um dos
subprojetos integrados à pesquisa “Políticas Públicas e Educação da Infância em Goiás:
história, concepções, projetos e práticas”, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas
da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC/ FE/ UFG), coordenado pela
profa. Dra. Ivone Garcia Barbosa. Essa é uma temática de investigação considerada
relativamente nova no cenário das pesquisas na área da Educação, apresentando-se importante
de ser debatida e estudada, tendo em vista o número reduzido de estudos realizados e a
urgente necessidade de se pensar e ofertar a Educação Infantil também as crianças moradoras
do campo. Pesquisas têm denunciado a escassez de instituições para essa parcela da sociedade
e apontando para a necessidade de mais qualidade no atendimento educacional direcionados
as crianças menores de 7 anos advindas de área rural. Diante dessa problemática, objetivamos
nesse trabalho compreender as indicações constantes nas políticas educacionais brasileiras e a
implementação da educação das crianças de 4 a 6 anos moradoras do campo no município de
Bela Vista de Goiás, no estado de Goiás. No intuito de apreendermos a realidade sóciohistórica
de nosso objeto de pesquisa, com base no método materialista dialético,
desenvolvemos levantamento teórico e documental, bem como uma etapa empírica, na qual
participaram 20 profissionais da Educação do município de Bela Vista de Goiás. Constatamos
que a efetivação de uma política de Educação Infantil do Campo abrange um processo
complexo na medida em que a educação pré-escolar ofertada às crianças residentes na área
rural acontece em escolas urbanas, as quais nem sempre articulam um currículo com a
realidade do campo. Neste sentido, a raiz da discussão acerca da Educação Infantil do Campo
não se esgota na realidade dos municípios, mas, apresenta-se como um problema conjuntural
que perpassa discussões de financiamento, estrutura, formação de professores; e ações e
políticas de Estado, não somente de medidas emergências revestidas em políticas de governo.
Palavras-chave: Educação Infantil do Campo. Educação do Campo. Pré-escola. Políticas Educacionais.
Palavras-chave: Educação Infantil do Campo. Educação do Campo. Pré-escola. Políticas Educacionais.
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