As "geografias nas proposições curriculares do ensino básico: perspectivas para a valorização do território do camponês




Este livro da professora FRANCILANE EULALIA DE SOUZA é uma raridade. São poucas as professoras e professores de Geografia que se dedicam a estudar a Educação do Campo. Embora tenhamos estudiosos da área de Geografia em todas as regiões do País, ainda são poucos os que escrevem e menos ainda os que publicam. A qualidade deste trabalho de pesquisa pode ser comprovado pela belíssima redação que nos possibilita compreender, com a clareza que lhe é peculiar, a Educação do Campo vista desde a Geografia, ou seja desde uma leitura geográfica, que começa com uma reflexão sobre a identidade territorial camponesa.
Para os estudiosos da Educação do Campo formados em Geografia e de outras áreas do conhecimento, este livro é uma referencia obrigatória porque aprofunda conceitos essenciais para se compreender melhor o Campo da Educação do Campo. O Campo não é uma mera palavra, é um território e através da educação está associado ao desenvolvimento. Por isso é importante compreender os diferentes territórios e seus projetos de educação, como apresentado na parte dois do primeiro capítulo. É neste parte que os leitores pode compreender melhor a importância do conceito de território nas disputas por uma educação que leve os camponeses ao desenvolvimento de fato. No final deste capítulo, a professora Francilane apresenta uma importante consideração sobre a trajetória da Geografia e a perspectiva dicotômica do pensamento que não possibilita compreender os diferentes territórios.
No capítulo dois apresenta um profundo estudo sobre o Campo e o Camponês nos currículos oficiais, demonstrando a ignorância que nossos sistemas curriculares possuem sobre as realidades do campo brasileiro. Como podemos avançar e inovar a Educação do Campo se nossas secretarias e o Ministério de Educação não conhecem suficientemente as diferentes realidades do campo? Esta é mais uma razão pela qual este livro é raro, ele nos aproxima destas realidades.
O capítulo três traz outra questão contundente: os livros didáticos contribuem para a compreensão e fortalecimento da identidade territorial camponesa ou aceleram a sua destruição. A autora não se limite a análise desta questão, ela é propositiva e apresenta contribuições essenciais para a superação da ignorância sobre o campesinato e sobre a Educação do Campo.
No capítulo quatro, a pesquisadora aprofunda seus estudos analisando especificamente os livros adotados nas escolas do campo, para saber como as realidades do campo e as identidades territoriais estão sendo trabalhadas. Este é um dos mais importantes capítulos, tanto pela metodologia adotada, que pode ser utilizada por outras professoras e professores quanto pelo método bem definido construído desde a realidade estudada e de um referencial bibliográfico que tem como base os estudos que construíram o paradigma da Educação do Campo, do qual este livro é parte substancial.
O capítulo cinco é um proposição evidente em que a autora analisa as ações do movimento da Educação do Campo e discute os conceitos de território e campo na educação dos povos que vivem e produzem esses territórios. Ajuda a compreender como esses povos são estratégicos para o desenvolvimento do campo brasileiro. A Geografia, assim como a História e outras ciências têm um papel importante na construção do conhecimento em nível Fundamental e Médio, ciências que exercitam o pensamento crítico e o conhecimento do real desde o lugar onde vive até a compreensão do mundo. Professora Francilane destaca esse tema de forma brilhante na parte dois deste capítulo. Por fim, analisa as ações após a instituição das diretrizes operacionais da Educação do Campo atualizando as análises mais recentes.
A raridade deste livro é uma motivação enorme para a produção de outros livros sobre a Educação do Campo no Brasil. Desde 1998, quando nasceu a Educação do Campo muitas teses e dissertações foram defendidas, mas pouquíssimas tornaram-se livros, da área de Geografia, o número é ainda menor. Que este livro seja inspiração para as estudiosas e estudiosos que estão escrevendo e defendo suas teses e dissertações. Necessitamos compartilhar nossos estudos, socializar nossos conhecimentos. É desta forma que a Educação se desenvolve, incluindo cada vez mais alunos e professores, educandos e mestres nesta caminhada do saber, nesta trajetória do desenvolvimento.
A professora Francilane nos deu esta contribuição, cabe então a todos nós ao estudarmos a Educação do Campo, escrever sobre nossos estudos e publicar em forma de livros, artigos, relatórios, mas sempre divulgar, sempre compartilhar como nos ensinam os camponeses que criaram a Educação do Campo.

Bernardo Mançano Fernandes

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Valor unitário de R$ 35,00

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