As "geografias nas proposições curriculares do ensino básico: perspectivas para a valorização do território do camponês
Este
livro da professora FRANCILANE EULALIA DE SOUZA é uma raridade. São poucas as
professoras e professores de Geografia que se dedicam a estudar a Educação do
Campo. Embora tenhamos estudiosos da área de Geografia em todas as regiões do
País, ainda são poucos os que escrevem e menos ainda os que publicam. A
qualidade deste trabalho de pesquisa pode ser comprovado pela belíssima redação
que nos possibilita compreender, com a clareza que lhe é peculiar, a Educação
do Campo vista desde a Geografia, ou seja desde uma leitura geográfica, que
começa com uma reflexão sobre a identidade territorial camponesa.
Para os
estudiosos da Educação do Campo formados em Geografia e de outras áreas do
conhecimento, este livro é uma referencia obrigatória porque aprofunda conceitos
essenciais para se compreender melhor o Campo da Educação do Campo. O Campo não
é uma mera palavra, é um território e através da educação está associado ao
desenvolvimento. Por isso é importante compreender os diferentes territórios e
seus projetos de educação, como apresentado na parte dois do primeiro capítulo.
É neste parte que os leitores pode compreender melhor a importância do conceito
de território nas disputas por uma educação que leve os camponeses ao
desenvolvimento de fato. No final deste capítulo, a professora Francilane
apresenta uma importante consideração sobre a trajetória da Geografia e a
perspectiva dicotômica do pensamento que não possibilita compreender os
diferentes territórios.
No
capítulo dois apresenta um profundo estudo sobre o Campo e o Camponês nos
currículos oficiais, demonstrando a ignorância que nossos sistemas curriculares
possuem sobre as realidades do campo brasileiro. Como podemos avançar e inovar
a Educação do Campo se nossas secretarias e o Ministério de Educação não
conhecem suficientemente as diferentes realidades do campo? Esta é mais uma
razão pela qual este livro é raro, ele nos aproxima destas realidades.
O
capítulo três traz outra questão contundente: os livros didáticos contribuem
para a compreensão e fortalecimento da identidade territorial camponesa ou
aceleram a sua destruição. A autora não se limite a análise desta questão, ela
é propositiva e apresenta contribuições essenciais para a superação da
ignorância sobre o campesinato e sobre a Educação do Campo.
No
capítulo quatro, a pesquisadora aprofunda seus estudos analisando
especificamente os livros adotados nas escolas do campo, para saber como as
realidades do campo e as identidades territoriais estão sendo trabalhadas. Este
é um dos mais importantes capítulos, tanto pela metodologia adotada, que pode
ser utilizada por outras professoras e professores quanto pelo método bem
definido construído desde a realidade estudada e de um referencial
bibliográfico que tem como base os estudos que construíram o paradigma da
Educação do Campo, do qual este livro é parte substancial.
O
capítulo cinco é um proposição evidente em que a autora analisa as ações do
movimento da Educação do Campo e discute os conceitos de território e campo na
educação dos povos que vivem e produzem esses territórios. Ajuda a compreender
como esses povos são estratégicos para o desenvolvimento do campo brasileiro. A
Geografia, assim como a História e outras ciências têm um papel importante na
construção do conhecimento em nível Fundamental e Médio, ciências que exercitam
o pensamento crítico e o conhecimento do real desde o lugar onde vive até a
compreensão do mundo. Professora Francilane destaca esse tema de forma
brilhante na parte dois deste capítulo. Por fim, analisa as ações após a
instituição das diretrizes operacionais da Educação do Campo atualizando as
análises mais recentes.
A raridade deste livro é uma motivação enorme para a produção de outros
livros sobre a Educação do Campo no Brasil. Desde 1998, quando nasceu a
Educação do Campo muitas teses e dissertações foram defendidas, mas
pouquíssimas tornaram-se livros, da área de Geografia, o número é ainda menor. Que
este livro seja inspiração para as estudiosas e estudiosos que estão escrevendo
e defendo suas teses e dissertações. Necessitamos compartilhar nossos estudos,
socializar nossos conhecimentos. É desta forma que a Educação se desenvolve,
incluindo cada vez mais alunos e professores, educandos e mestres nesta
caminhada do saber, nesta trajetória do desenvolvimento.
A professora Francilane nos deu esta contribuição, cabe então a todos
nós ao estudarmos a Educação do Campo, escrever sobre nossos estudos e publicar
em forma de livros, artigos, relatórios, mas sempre divulgar, sempre
compartilhar como nos ensinam os camponeses que criaram a Educação do Campo.
Bernardo
Mançano Fernandes
Quer adquirir o livro? Entre em contato!
Valor unitário de R$ 35,00
Comentários
Postar um comentário