O livro apresenta o panorama de fechamento de escolas no campo do estado de Goiás. No primeiro capítulo, “Os camponeses no momento de negação do direito à educação escolar na Mesorregião do Norte e do Sul Goiano”, Francilane Eulália de Souza, Gisele Leite Bibiano, Tainara Alves de Jesus Alves e Daniela Lopes Rocha apresentam as reflexões sobre os impactos do fechamento de escolas no campo nas Mesorregiões do Sul e Norte Goianos. No segundo capítulo, “Um pé no campo e outro na cidade: causas e consequências ao fechamento de escolas no campo na Mesorregião do Leste Goiano”, Francilane Eulália de Souza e Cássia Betânia Rodrigues dos Santos apresentam um panorama do encerramento das atividades das escolas no campo na Mesorregião citada, refletindo sobre as consequências da constante diminuição e do fechamento dessas escolas no território do campesinato goiano. No terceiro capítulo, “A gênese e o fechamento das escolas n...
RESUMO Na década de 1990, no Brasil tomou impulso o movimento de educação no/do campo, surgido das demandas dos movimentos camponeses na construção de uma política educacional. Esse paradigma da Educação do Campo também está presente no estado de Goiás. Nesse contexto, objetivamos saber qual é o estado da arte das pesquisas sobre a educação no/do campo no estado de Goiás, tomando como parâmetros as dissertações e as teses vinculadas aos programas de pós-graduação que foram concluídas de 1998 a 2023. Para tanto, foram de suma importância as pesquisas bibliográficas ligadas ao tema, assim como a pesquisa documental sobre os marcos teóricos e legais da educação do campo no estado de Goiás, também pesquisa documental, valendo-se dos métodos da bibliometria em Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações Biblioteca e Catalogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Buscou-se, aqui, elaborar um estudo detalhado sobre...
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA (GO): Uma Proposta de Educação Camponesa? Ana Paula de Medeiros Ferreira Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a Escola Família Agrícola de Orizona (GO) - EFAORI, uma experiência de educação alternativa às convencionais, direcionada aos jovens do campo. Espera-se compreender como se organiza a escola, sua política e se a mesma tem atendido aos seus objetivos. Historicamente, a educação formal brasileira foi organizada para legitimar os interesses das classes dominantes e com a educação do campo a realidade não é diferente. Faltam políticas públicas eficientes, que forneçam aos jovens do campo uma educação que os prepare para a vida e o trabalho no campo. As EFA s surgiram na França na década de 1930 e chegaram ao Brasil no estado do Espírito Santo na década de 1960, aliada à luta dos movimentos sociais pela terra e por uma educação do campo diferenciada. Logo a experiência se espalha por todas as regiões do Brasil, para se opor à edu...
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