AÇÕES LIGADAS AO OBSERVATÓRIO: ENSINO

DISCIPLINA: TERRITÓRIO, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO

Planejamento


Elementos norteadores das leituras

1-Quem é o autor(a) do texto?
2-Qual o tema principal?
3-Qual o recorte temporal?
4-Qual é o recorte espacial/ a escala de análise?
5- Quais categorias e conceitos aparecem no texto?
6-Qual a ideia principal que o  autor(a) defende?

Primeira aula (08/05)

Texto: FERNANDES, B. M. Delimitação conceitual de campesinato. Disponível em: <coptec.org.br/.../Campesinato%20e%20Reforma%20Agrária/.../...>. Acesso em: 10 de abril de 2011. click aqui

Texto complementar
DUARTE, E. G. Manifestações camponesas em Goiás: perspectivas para uma pesquisa histórico-cultura. História Revista, Goiânia, volume 06, nº 01, jan/jun 2001, pág. 113-134.Click aqui

Vídeo: click aqui
Segunda Aula (15/05)

Texto:


Políticas públicas e uma outra cidadania possível? O fim da  longa noite escura da educação do campo. Disponível em:< http://www.simposioestadopoliticas.ufu.br/imagens/anais/pdf/EC39.pdf> . Acesso em: 04 de out. de 2017.click aqui

Vídeo: Entrevistas: Mônica Molina: “A educação do campo é o resultado da luta dos trabalhadores rurais no Brasil”. Disponível em: https://vimeo.com/117395969. Click aqui

Leitura complementar:


ARROYO, Miguel, FERNANDES, Bernardo  Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo. 1999.


ARROYO, M. CALDART, R. S. MA, M. Por uma educação do campo. Petrópolis : Editora vozes. 2004. BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação.

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS
DO CAMPO – Resolução CNE/CEB n. 1, de 03 de abril de 2002.

CANESIN, M. T. ; LOUREIRO, W.N. A escola normal nos parâmetros educacionais da república oligárquica em Goiás. inter-ação,v. 11, n. 1/2, p. 23-56, jan./dez., 1987

______.A escola normal em Goiás. Goiânia:Editora UFG. 1994. 

Terceira Aula (29/05)
Texto: 
Hanna Harendt. Da violência. click aqui

 Video: Hannah Arendt por Franklin Leopoldo e Silva. Link:click aqui

Texto: As diferentes abordagens do território e a apreensão do movimento e da (i)materialidade.
Marcos Aurelio Saquet. click aqui

Leitura complementar

LABOÉTIE, E. Discurso sobre a servidão voluntária. click aqui

Quarta Aula (05/06)


Texto: CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Tradução Klauss Brandini Gerhardt.  5.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. 530p   (Pegar com o professor)

Texto: HALL,  S.  (trad.  Tomaz  Tadeu  da  Silva)  A  identidade  cultural  na  pós-
modernidade.11 ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2006. click aqui

Vídeo: Precisamos falar sobre guarda compartilhada. Click aqui 

Quinta e Sexta Aula (12 e 19/06)

Apresentação do seminário sobre o cordel

Orientação sobre o cordel.


Objetivo:
Fazer um ou mais Cordel exemplificando a identidade territorial camponesa e o papel da educação do campo para a mesma.

A Literatura de cordel é um tipo de poema popular, oral e impressa em folhetos, geralmente expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. A literatura de cordel é escrita em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, além de fazerem as leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

Videos para saber mais sobre cordel. Video 1: click aqui
                                                             Video 2: click aqui

Composição:
Os cordéis serão compostos de quatro elementos, sendo que,  não será permitido grupo de 2 ou 3 alunos.

Cada grupo deverá entregar um cordel com 2 páginas A 4 de frente e verso (dobradas ao meio), Além de resumo síntese explicando o mesmo, contendo no mínimo 2 páginas.
   Os elementos abaixo devem estar em evidencia no cordel:

1 – Identidade territorial camponesa;
2 – Educação no e do campo;
3 -  Referências (caso haja figuras de outra autoria).

Observação: o Cordel deve ser redigido seguindo as orientações para a realização da pesquisa abaixo.
 Estrutura

Título do Cordel (esse elemento deve estar em caixa alta, centralizado e em negrito)

Autores (posicionado a direita e com credenciais em nota de rodapé)
Texto em rima– início, meio e fim – Referências
Pode  e é bom que tenha gravuras no cordel

Orientação da apresentação do cordel

Tamanho: frente e verso da folha dobrada.
Letra:  tamanho 12, Arial.
Espaço 1,5. Margens: superior    2cm,  inferior  2cm,    esquerda   2cm,   direita  2cm.

O Cordel escrito valerá 5,0 pontos e a apresentação será 5,0 pontos. Os grupos terão 20 minutos para apresentar e 10 minutos para arguição pela turma em sala de aula. A apresentação será avaliada individualmente e em grupo. O aluno que não apresentar e, não tiver apresentado a segunda chamada terá a participação escrita invalidada

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