Programa Mais Educação nas Escolas do Campo: oportunidade de aprofundamento dos princípios da Educação do Campo? - O caso do Colégio Estadual Vale da Esperança, Formosa/GO. Autora: Samira Bandeira de Miranda Lima
Programa Mais Educação nas Escolas do Campo: oportunidade de aprofundamento dos princípios da Educação do Campo? - O caso do Colégio Estadual Vale da Esperança, Formosa/GO.
Samira Bandeira de Miranda Lima
O presente projeto de pesquisa analisou a implementação e os desdobramentos da
proposta de educação integral desenvolvida na Escola do Campo localizada no
Assentamento Vale da Esperança, em Formosa/GO, durante os anos de 2012 a 2014,
instituída pelo Programa Mais Educação (PME), tendo por base a tríade estruturante da
Educação do Campo: educação, política pública e campo. Os objetivos específicos foram
analisar as práticas pedagógicas das categorias de profissionais atuantes no Colégio Estadual
Vale da Esperança no desenvolvimento do PME e sua vinculação com os princípios da
Educação do Campo, como também analisar os problemas e contribuições do PME na
qualidade da educação, na dinamização do cotidiano social e escolar dos estudantes da
Escola do Campo, na percepção dos sujeitos envolvidos no processo. Para fundamentar as
discussões teóricas sobre políticas e programas educacionais no contexto do Brasil
contemporâneo, da Educação Integral e da Educação do Campo, foram utilizados os autores:
Jaime Giolo, Gaudêncio Frigotto, Dermeval Saviani, Jaqueline Moll, Roseli Caldart, Mônica
Molina e Luiz Carlos Freitas. O percurso metodológico utilizado foi a pesquisa qualitativa,
caracterizada como estudo de caso. Como estratégias e instrumentos de coleta de dados,
foram utilizados: a análise documental, observações e entrevistas semiestruturadas. A teoria
do conhecimento que norteou a compreensão do processo estudado foi o materialismo
histórico dialético. Para a análise dos dados, foi empregado o método de análise de conteúdo
do material coletado. O resultado da pesquisa evidenciou a contribuição do PME na escola
para a construção dos princípios da Educação do Campo a partir da implementação dos
tempos educativos, do trabalho como princípio educativo e da auto-organização dos
estudantes. Conclui-se que o Programa Mais Educação nas Escolas do Campo é um
programa de governo de extrema relevância para contribuir na construção da Escola do
Campo em direção aos seus princípios, abrindo espaço concreto para materializar uma
formação multidimensional e construir uma educação integral humanista, centrada na
formação e desenvolvimento integral do sujeito, na intencionalidade da Educação
Omnilateral. Não foram encontrados estudos sobre o desenvolvimento do PME nas Escolas
do Campo. Sendo assim, esta pesquisa pretende contribuir para a reflexão e para a
problematização das questões relacionadas ao desenvolvimento da educação integral nas
Escolas do Campo a partir do Programa Mais Educação.
Palavras-chave: Educação Integral. Educação do Campo. Escola do Campo. Educação
Omnilateral. Política Pública.
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http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/19832/1/2015_SamiraBandeiradeMirandaLima.pdf
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