A EDUCAÇÃO DO CAMPO, A LUTA PELA TERRA E A (RE)PRODUÇÃO CAMPONESA NO MUNICÍPIO DE GOIÁS-GO. Autora: Dorcelina Aparecida Militão Moreira





A EDUCAÇÃO DO CAMPO, A LUTA PELA TERRA E A (RE)PRODUÇÃO CAMPONESA NO MUNICÍPIO DE GOIÁS-GO

 Dorcelina Aparecida Militão Moreira

RESUMO 

Os propósitos da Educação do Campo nascem junto com a luta pela terra, em decorrência do processo constitutivo da sociedade brasileira que sempre negligenciou as populações do campo. Percebendo-se como sujeitos de direitos, os camponeses começam a lutar pela educação do campo dentro dos acampamentos do MST, na década de 1980, justificada pelo direito de todos de acesso à educação e pela qualidade de ensino ofertada, devendo ser de acordo com as especificidades da classe camponesa. Naquele contexto, no Município de Goiás, existiam no campo só escolas multisseriadas e desestruturadas, destinadas apenas à primeira fase do ensino fundamental. No decorrer dos anos e com a persistência dos movimentos sociais, intensificou-se o processo de luta pela terra e também ampliaram-se os debates sobre a Educação do Campo, nos espaços acadêmicos, políticos e legislativos. Em 2015, existem, no Município de Goiás, 23 Projetos de Assentamentos com 722 famílias assentadas que lutam pela educação e pela permanência da vida no campo. Este trabalho buscou compreender as relações existentes entre a Educação do Campo, a luta pela terra e a reprodução camponesa no Munícipio de Goiás, após 30 anos de reforma agrária e identificar os principais avanços e desafios vividos pelos sujeitos do campo como atores principais do processo educativo. Nesse sentido, foram realizados estudos documentais, pesquisas e observações nas escolas-polo, situadas no campo, e na Escola Família Agrícola de Goiás – EFAGO; buscou-se também conhecer o Curso de Formação de Professores, na modalidade de Educação do Campo, ofertado pela Universidades Federal Goiás. Os resultados da pesquisa demonstraram que, no decorrer destes 30 anos, muitas conquistas foram realizadas e que a existência de escolas no campo, próximo as comunidades, bem como o projeto de Educação do Campo são sinônimos de resistência camponesa. Porém, ainda há muito o que se conquistar, tanto nos aspectos estruturais, quanto nas questões pedagógicas, necessitando-se, assim, de articulação política das famílias para a elaboração de um projeto educativo pautado na consciência de classe, nas relações de trabalho e na organização e luta das famílias camponesas, visando à efetivação da cidadania e à sustentabilidade econômica, ambiental e social no território camponês. 
Palavras-chave: Escola do campo. Família camponesa. Direito à educação. Goiás

Click aqui.
https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5569/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Dorcelina%20Aparecida%20Milit%C3%A3o%20Moreira%20-%202016.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: TERRITÓRIOS EM DISPUTA NO FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CAMPO DO ESTADO DE GOIÁS

O ESTADO DA ARTE DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO NO ESTADO DE GOIÁS DE 1998 A 2023

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA (GO): Uma Proposta de Educação Camponesa?