Indicadores de sustentabilidade em escolas do campo nos municípios de ires do Rio e Porangatu (GO)
Indicadores de sustentabilidade em escolas do campo nos municípios de ires do Rio e Porangatu (GO).
Angelita Lopes
Resumo:
Esta pesquisa buscou investigar a condição de sobrevivência das escolas de educação do campo no contexto de desenvolvimento sustentável no Estado de Goiás através dos indicadores de sustentabilidade. Um dos desafios em abordar a questão, é apreender o conhecimento através do olhar de vários teóricos que caminham por temáticas como desenvolvimento sustentável, indicadores de sustentabilidade e educação do campo. Tal proposta constitui-se numa tentativa de colaborar com a construção de um quadro que apresente as condições de sustentabilidade das escolas localizadas no espaço rural, visando colaborar com soluções para uma realidade, em que diversos sujeitos estão excluídos e sem acesso ao sistema de ensino regular. O desafio da pesquisa é afirmar e religar o conhecimento através do olhar destes teóricos, no entendimento que a educação do campo reúne vários elementos delimitadores de seu campo próprio de investigação, a partir de suas experiências específicas concretizadas ao longo da formação de sua identidade social. Os eixos centrais delimitados desta pesquisa referem-se aos indicadores de sustentabilidade e educação do campo, analisados em sua interação com os modelos de desenvolvimentos e políticas educacionais adotados no estado de Goiás, por meio dos indicadores de sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), Ministério da Educação e Cultura (MEC), Superintendência de Estatística, Pesquisa e Informações Socioeconômicas (SEPIN).
Click aqui para continuar lendohttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2524
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