Desenvolvimento profissional docente de professores do campo em Orizona-GO (1950-1980): análise a partir de narrativas

Desenvolvimento profissional docente de professores do campo em Orizona-GO (1950-1980): análise a partir de narrativas

Igor Gonzaga Lopes

As discussões sobre os professores do campo em Orizona- GO, é um tema emergente pois é um assunto pouco discutido na literatura, assim, esta pesquisa foi pensada e objetivada com o intuito de contribuir com esse campo de estudos, ao analisar o desenvolvimento profissional dos professores do campo em 1950 a 1980. Adotamos como metodologia as narrativas (auto)biográficas, por acreditar que a partir do que é narrado, aprendemos a singularidade de uma fala e de uma experiência, fazendo com que um aglomerado de pensamentos e lembranças ganhe sentidos e significados. Esses professores relataram sobre suas as histórias de vida, praticas pedagógicas, aprendizagens, relação de professor com professor, com aluno, pais, comunidade escolar e assim falaram do seu ser pessoal e profissional, e foram através dessas narrativas que conseguimos analisar o desenvolvimento profissional docente. Utilizamos como aporte teórico: Huberman (1992-1995), Novóa (2007), Marcelo Garcia (1999), Ferreira (2013), Josso (2004), Araújo (2009), entre outros autores.
Para continuar lendo click no linkhttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9340

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