As “geografias” das escolas no campo do município de Goiás: instrumento para a valorização do território do camponês?

Tese  de  Doutorado de Francilane Eulália de Souza, orientado por Bernardo Mançano Fernandes elaborada  junto  ao Programa de Pós-Graduação em Geografia  -Área  de  Concentração:  Desenvolvimento Regional  e  Planejamento  Ambiental,  para obtenção do Título de Doutora em Geografia. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE, 2012.


RESUMO - ( retirado na integra do trabalho)

No Estado  de Goiás, ainda é muito comum a ausência de escolas  no meio rural. As que resistem no campo estão funcionando de forma muito precária. Nesse cenário, chama a atenção o município de Goiás,  com 12 escolas situadas no campo. Nesta pesquisa, a Geografia escolar trabalhada na Escola Família Agrícola de Goiás,  nas escolas  polo  municipais localizadas  no campo: Holanda, Olimpya Angelica de Lima, Terezinha de Jesus Rocha e Vale do Amanhecer, e nas escolas estaduais situadas na  cidade,  mas  que  recebem  alunos  do  campo:  Professor  Alcide  Jubé,  Aplicação Prof. Manoel Caiado, Lyceu de Goyas, João Augusto Perillo, são o ponto de partida desta  tese.  Para  a  execução  da  pesquisa,  foi  necessário,  primeiramente,  o procedimento  com  documentação  indireta,  como  o  levantamento  e  a  análise  de fontes  secundárias  (bibliográficas),  a  localização  das  obras  relacionadas  com  a educação no/do campo, campesinato, território e a Geografia escolar. Ainda foram imprescindíveis as fontes primárias, com as análises dos documentos oficiais, como o Projeto Político Pedagógico das escolas e, ainda, e as fontes não escritas, além de entrevistas padronizadas com os gestores das escolas, os professores de Geografia 
e  com  os  alunos  das  escolas  pesquisadas.  Enfim,  apresentamos,  neste  trabalho,elementos  que  comprovam  nossa  tese  de  que  a  Geografia  escolar,  cuja  principal análise é a relação sociedade/natureza, tem um papel fundante no fortalecimento da identidade  territorial  camponesa,  entretanto  constata-se  que  a  Geografia  que  vem sendo  materializada  nos  documentos  oficiais  de  ensino,  nos  Parâmetros Curriculares  Nacionais,  nos  Guias  de  Orientações de  Ensino do Estado  de  Goiás, inclusive  nos livros didáticos utilizados nas escolas supracitadas, têm fortalecido as ideias dicotômica  e hierárquica de campo e cidade e de território do grande produtor capitalista atrelado ao agronegócio  tido como moderno  e do território do camponêsncomo  arcaico  e  atrasado,  contribuindo,  assim,  para  uma  não  valorização  da identidade territorial camponesa.

Palavras-Chave: Camponês. Educação no/do campo. Identidade territorial.

Linkhttp://www2.fct.unesp.br/nera/ltd/tese_francilane_2012.pdf

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