As “geografias” das escolas no campo do município de Goiás: instrumento para a valorização do território do camponês?
Tese de Doutorado de Francilane Eulália de Souza, orientado por Bernardo Mançano Fernandes elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia -Área de Concentração: Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental, para obtenção do Título de Doutora em Geografia. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE, 2012.
RESUMO - ( retirado na integra do trabalho)
No Estado de Goiás, ainda é muito comum a ausência de escolas no meio rural. As que resistem no campo estão funcionando de forma muito precária. Nesse cenário, chama a atenção o município de Goiás, com 12 escolas situadas no campo. Nesta pesquisa, a Geografia escolar trabalhada na Escola Família Agrícola de Goiás, nas escolas polo municipais localizadas no campo: Holanda, Olimpya Angelica de Lima, Terezinha de Jesus Rocha e Vale do Amanhecer, e nas escolas estaduais situadas na cidade, mas que recebem alunos do campo: Professor Alcide Jubé, Aplicação Prof. Manoel Caiado, Lyceu de Goyas, João Augusto Perillo, são o ponto de partida desta tese. Para a execução da pesquisa, foi necessário, primeiramente, o procedimento com documentação indireta, como o levantamento e a análise de fontes secundárias (bibliográficas), a localização das obras relacionadas com a educação no/do campo, campesinato, território e a Geografia escolar. Ainda foram imprescindíveis as fontes primárias, com as análises dos documentos oficiais, como o Projeto Político Pedagógico das escolas e, ainda, e as fontes não escritas, além de entrevistas padronizadas com os gestores das escolas, os professores de Geografia
e com os alunos das escolas pesquisadas. Enfim, apresentamos, neste trabalho,elementos que comprovam nossa tese de que a Geografia escolar, cuja principal análise é a relação sociedade/natureza, tem um papel fundante no fortalecimento da identidade territorial camponesa, entretanto constata-se que a Geografia que vem sendo materializada nos documentos oficiais de ensino, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos Guias de Orientações de Ensino do Estado de Goiás, inclusive nos livros didáticos utilizados nas escolas supracitadas, têm fortalecido as ideias dicotômica e hierárquica de campo e cidade e de território do grande produtor capitalista atrelado ao agronegócio tido como moderno e do território do camponêsncomo arcaico e atrasado, contribuindo, assim, para uma não valorização da identidade territorial camponesa.
Palavras-Chave: Camponês. Educação no/do campo. Identidade territorial.
Link: http://www2.fct.unesp.br/nera/ltd/tese_francilane_2012.pdf
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