O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE TERRITORIAL CAMPONESA PARA OS ALUNOS CAMPONESES DAS ESCOLAS NO CAMPO DO MUNICÍPIO DE GOIÁS
Monografia apresentada na Universidade Estadual de Goiás pela acadêmica Katharyn Aquino Gonçalves Oliveira sob orientação de Francilane Eulália de Souza na Cidade de Goiás no ano de 2011.
RESUMO (retirado na íntegra do texto)
A
educação inserida no campo nem sempre esteve pautada nos ideais camponeses, mas
a partir da intensificação dos movimentos sociais ela ganha uma nova abordagem
em prol do fortalecimento do campesinato. Neste contexto está inserido o livro
didático, um instrumento que pode ser de grande relevância para o
fortalecimento da identidade territorial camponesa. Nesse contexto o objetivo
desta pesquisa foi saber a contribuição dos livros didáticos de Geografia das
escolas pólo no campo do município de Goiás (Escola Municipal Polo Vale do
Amanhecer, Escola Municipal Polo Olímpya Angélica de Lima, Escola Municipal
Polo Holanda e Escola Municipal Polo Terezinha de Jesus Rocha), para o
fortalecimento da identidade territorial camponesa na perspectiva de uma escola
no/do campo. A metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico,
questionários, entrevistas e análises dos livros didáticos. A partir da análise
realizada com a coleção utilizada nas escolas no campo no município de Goiás,
percebemos que estes livros pouco têm contribuído para o fortalecimento da
identidade territorial camponesa, de modo que estes têm reproduzido na maioria
das vezes, conteúdos relacionados com a cidade e com a questão agrícola,
contribuindo então para o enfraquecimento da identidade territorial camponesa.
Assim, critérios de avaliação devem ser estabelecidos na escolha dos livros
didáticos, tendo em vista que vivemos em um contexto que objetiva-se não só uma
escola que esteja, mas que congregue os anseios do homem camponês.
Palavras-chave: Educação no/do
campo, livro didático, identidade, território, camponês.
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