A educação no/do campo no Cerrado goiano: avanços e retrocessos
Francilane Eulália de Souza da Universidade Estadual de Goiás - Formosa - Brasil francilanee@hotmail.com
Edson Batista da Silva da Universidade Estadual de Goiás - Formosa/Goiás - Brasil edson_bat_silva@hotmail.com
Resumo:
Nesse artigo, apresentamos análise sobre a educação no/do campo no Cerrado, especificamente no estado de Goiás. Utilizou-se a pesquisa quali-quantitativa com foco em fontes bibliográfica, documental e em sítios de agências nacionais que disponibilizam dados sobre a educação no campo. A educação no/do campo no estado de Goiás se apresenta em meio a avanços e retrocessos: por um lado, há ampliação de programas voltados para a formação principalmente de professores por meio das LEDOCs; existe legislação específica voltada para a educação do campo e articulação estadual por meio de um Comitê; por outro, a negação do direito à educação básica ainda se faz presente, com elevados índices de analfabetismo, distorção idade-série, estreitamento de acesso aos anos finais da educação básica e o fechamento de escolas, que, contraditoriamente, convivem com garantias legais de educação no/do campo. Palavras-chave: Educação no/do Campo. Cerrado. Escolas do campo.
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