DA EDUCAÇÃO DO CAMPO À EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE ENSINAR E APRENDER NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE GOIÁS-2019

Edson Batista da Silva

Resumo


Este artigo se propõe analisar os resultados do projeto de extensão: Geografia científica, Geografia escolar: os desafios da transposição didática. Para tanto, foram utilizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa participante e pesquisa de campo. São poucos os laboratórios que discutem educação do campo nos cursos de formação de professores de Geografia na Universidade Estadual de Goiás-GO. Os estudantes participantes do projeto apreenderam entendimentos de educação do campo e de educação geográfica. O processo de inter-relação teoria/prática desenvolvido pelo projeto contribuiu para formação de professores críticos e reflexivos, com observação de princípios, de saberes docentes, do conhecimento pedagógico geográfico, tendo em vista a execução de práticas de ensino de Geografia imbricadas à educação do campo. Os discentes da escola, com base no seu nível cognitivo, construíram instrumentos para o raciocínio geográfico crítico. A extensão concomitante à pesquisa corrobora com a formação de professores de Geografia capazes de construir o raciocínio geográfico crítico. Clik aqui para continuar lendo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro: TERRITÓRIOS EM DISPUTA NO FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CAMPO DO ESTADO DE GOIÁS

O ESTADO DA ARTE DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO NO ESTADO DE GOIÁS DE 1998 A 2023

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA (GO): Uma Proposta de Educação Camponesa?